Primeira licenciatura em Saúde Pública do país começa em setembro 334

No mês de setembro, será lançada a primeira licenciatura em Saúde Pública do país, avança a Universidade do Porto (UP), no seu site, que será administrada pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde (IUCS-CESPU), em parceria com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP).

A licenciatura terá a duração de três anos e “surge em resposta à necessidade de completar o panorama da formação em Saúde Pública com uma licenciatura que possa direcionar os jovens profissionais para o amplo espectro de carreiras da Saúde Pública, à semelhança do que acontece em vários outros países. Essas carreiras vão desde o Serviço Nacional de Saúde até às instituições da União Europeia ou aos setores privado ou social”, refere a UP.

“A nova licenciatura contribui para a construção de uma saúde pública contemporânea, que use a melhor ciência para responder aos desafios atuais e futuros da saúde das populações. Iremos lançar, desde o início do ensino superior, a preparação de profissionais competentes para realizar as Funções Essenciais da Saúde Pública, como são definidas pela Organização Mundial da Saúde, desde o nível local ao global”, sublinha Raquel Lucas, membro da Direção do ISPUP, segundo o site da UP.

A oferta académica está alinhada com a Agenda 2030 das Nações Unidas (ONU), no que diz respeito à integração dos objetivos de aprendizagem no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Está também em harmonia com o referencial de competências em saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Associação de Escola Europeias de Saúde Pública (ASPHER).