Celebra-se esta quarta-feira, dia 27 de março, o primeiro Dia da Farmácia Hospitalar, iniciativa promovida pela European Association of Hospital Pharmacists (EAHP) e à qual se associou a Society of Pharmacists of Australia. A efeméride surge para celebrar o trabalho das farmácias hospitalares e das suas equipas, celebrando estas últimas também, bem como o seu trabalho.
Como mensagens principais, a EAHP refere no seu site que estes locais de trabalho representam uma força essencial para assegurar o correto funcionamento dos sistemas saúde, por permitirem o acesso equitativo e no tempo certo a medicação apropriada e segura. Isto sem esquecer os dispositivos médicos, pelo que o organismo europeu adjetiva todo este serviço como sendo de alta qualidade.
É ainda referido como os farmacêuticos hospitalares estão, cada vez mais, presentes nas alas das unidades hospitalares e nos locais onde os utentes são tratados, o que não só melhora a adesão e demais questões relacionadas com medicação de doentes, como também ajudam nas reduções de custos.
Mas este é para a EAHP também um dia de apelos, de pedir que as autoridades nacionais e demais stakeholders percebam a importância de estas unidades serem bem financiadas e preparadas, para melhorarem o serviço prestado aos cidadãos. Assim, a associação afirma que as farmácias hospitalares são essenciais para providenciar soluções em situações difíceis, usando como exemplo o facto de terem estado na primeira linha de combate à pandemia de covid-19.