Profissionais de saúde debatem reorganização dos processos de supervisão clínica 552

O Instituto Piaget organiza esta quarta-feira (1 de julho), pelas 18h30, um seminário online sobre reorganização dos processos de supervisão clínica dirigido a todos os profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas, entre outros.

A supervisão clínica assume um papel cada vez mais importante para a prática clínica, visto que o seu principal objetivo é proporcionar condições para o desenvolvimento profissional e pessoal dos profissionais de saúde, ao mesmo tempo que desperta a capacidade de reflexão sobre a ação, de forma a criar uma prática mais segura e de qualidade.

Refletindo sobre esta experiência em tempos de pandemia, um enfermeiro, uma psicóloga, um médico e um fisioterapeuta irão abordar as diferentes vertentes da supervisão clínica, partilhando a sua visão no quadro das diferentes profissões no setor da saúde.

O painel de participantes é composto por Fernando Alves, mestre em Ciências de Enfermagem e enfermeiro graduado no Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho; Ana Sousa, mestre em Psicologia, psicóloga clínica no ACES Entre Douro e Vouga I e supervisora clínica do Instituto Português de Psicologia; Davy Fernandes, médico interno de Saúde Pública do ACES Feira/Arouca e membro da Comissão de Médicos Internos de Saúde Pública da Zona Norte; e José Luís Sousa, doutorado em Epidemiologia e Saúde e fisioterapeuta no serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar do Porto.

A moderação da mesa redonda virtual está a cargo de Carla Pinho, doutorada em Didática e Formação e supervisora dos ensinos clínicos da licenciatura em Enfermagem do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia.

Este será o primeiro debate de um ciclo de três dedicado à reflexão sobre a supervisão clínica em Portugal, numa altura em que o país – e o mundo – continua envolvido no combate à pandemia provocada pela Covid-19.

O evento tem acesso livre para todos os interessados, mediante inscrição através do site do Instituto Piaget.