Programa abem: integra mais 13.000 pessoas 904

O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, com o apoio do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), anunciou que integrou mais de 13.857 pessoas, entre abril de 2018 e junho de 2021.

O Programa abem: é um projeto inovador, dinamizado pela Associação Dignitude, que apoia as pessoas mais carenciadas no acesso aos medicamentos prescritos e comparticipados pelo Estado Português.

Este aumento deveu-se à expansão do Programa abem: para novas regiões do País, devido ao financiamento de várias instituições parceiras, como a Portugal Inovação Social, através de fundos da União Europeia, o Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), do Fundo Social Europeu, e de investidores sociais (Alliance Healthcare, SA; da Associação Mutualista Montepio; da Associação Nacional das Farmácias; da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica; da Cáritas Portuguesa; de a Fundação Ageas e Monaf – Montepio Nacional da Farmácia).

Este apoio resultou num total de 763.118,33 euros, o que permitiu um enorme crescimento no número de pessoas apoiadas: mais 6.160 beneficiários na zona Norte, mais 4.823 beneficiários na zona Centro, e mais 2.874 beneficiários na zona Alentejo. Atualmente, o Programa abem: encontra-se presente em todos os distritos e regiões autónomas.

Neste momento, o Programa abem: conta com o apoio de 219 entidades parceiras locais, mais de 1.000 farmácias e dezenas de empresas doadoras e cidadãos solidários que, juntos, já ajudaram mais de 26.000 pessoas vulneráveis.

As entidades parceiras locais (Autarquias, Cáritas, Misericórdias e IPSS) são responsáveis pela referenciação das famílias em situação de carência socioeconómica. Cada beneficiário referenciado recebe um cartão abem: e pode deslocar-se a qualquer farmácia abem: do país e aceder, sem qualquer custo os medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Estado Português.