O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento foi um dos projetos vencedores do Prémio Caixa Social 2022, atribuído pela Caixa Geral de Depósitos (CGD).
Segundo a Associação Dignitude, responsável pelo Programa abem:, estes prémios “têm como objetivo distinguir e premiar a atividade de instituições sociais que trabalham diariamente junto de quem mais precisa, numa resposta efetiva aos desafios sociais”.
Foi na categoria “Recuperação e Resiliência do setor social” que a iniciativa se destacou e foi apoiada com 18 507 euros, que serão aplicados no Fundo Solidário abem: e usados “exclusivamente para comparticipar medicamentos a pessoas em situação de carência económica”. Neste caso, serão apoiados 200 cidadãos, durante um ano, no que toca ao acesso a medicamentos prescritos.
Paulo Moita de Macedo, Presidente da Comissão Executiva da CGD refere: “A situação pandémica confrontou a sociedade com desafios extremamente exigentes e elevados impactos sociais, económicos e financeiros. O setor social teve a capacidade e a coragem de se reorganizar e reinventar, desempenhando um papel determinante na resposta às inúmeras necessidades da população mais vulnerável. Enquadrando-se na missão e desígnio da Caixa, os Prémios Caixa Social têm vindo a contribuir para o crescimento sustentável e inclusivo através do apoio às organizações sociais, que diariamente trabalham junto de quem mais precisa”.
E acrescenta que o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento “encontra-se plenamente alinhado com este propósito, merecendo o apoio de forma a garantir o acesso a medicação prescrita a mais 200 beneficiários em situação de carência socioeconómica e evitar o agravamento da situação de saúde”.
“Mais do que nunca precisamos de organizações capazes de desenvolver soluções inovadoras para os problemas sociais que persistem na sociedade”, finalizou segundo comunicado da Associação Dignitude.