Cerca de duas centenas de farmacêuticos iniciaram ontem o programa formativo da Residência Farmacêutica em 43 unidades de saúde espalhadas por todo o país.
Helder Mota Filipe, bastonário da Ordem dos Farmacêuticos (OF), refere, citado pelo portal da OF, que a Residência Farmacêutica é “a via natural de especialização dos farmacêuticos no Serviço Nacional de Saúde” e que será “capaz de contribuir para a qualidade dos cuidados e a sustentabilidade do SNS” com a entrada destes novos especialistas na Carreira Farmacêutica. “Os farmacêuticos residentes formam um grupo profissional relevante e preparado para enfrentar os desafios que se colocam à profissão e ao SNS” realça o bastonário.
A Residência Farmacêutica é, ainda segundo o portal da OF, um percurso formativo, estruturado e diferenciado, com vista à obtenção da especialidade em Análises Clínicas, Farmácia Hospitalar ou Genética Humana, capacitando os farmacêuticos para o exercício autónomo e diferenciado da profissão, reforçando a importância da sua intervenção.
Saiba mais sobre a Residência Farmacêutica aqui.