O CT-Luso é um projeto financiado pelo Programa de Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP3) com o apoio da União Europeia (UE).
Segundo o portal da Ordem dos Farmacêuticos (OF), é composto por oito Planos de Ação (Work Packages) e conta com 24 entidades parceiras que, ao longo de todo o projeto, irão realizar várias atividades de cariz formativo tendo em vista a capacitação dos cinco países.
“O Plano de Ação 4, designado ‘Formação interdisciplinar e intersectorial’, será responsável pela primeira formação do projeto acerca dos requisitos éticos e legais para o desenvolvimento de investigação científica e clínica”, refere a OF.
Este programa de formação dirige-se a profissionais da área da investigação clínica nos PALOP, como membros das autoridades reguladoras do medicamento e comissões de ética, investigadores e clínicos, gestores de projetos de investigação e administradores de centros de investigação, professores universitários e representantes de associações profissionais, desde que detentores de uma licenciatura.
Como candidatar-se
As candidaturas para o programa de formação estão abertas até 15 de novembro, podendo a inscrição ser feita através do preenchimento deste formulário.
A formação será creditada pela Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa, e pela Faculdade de Farmácia, da Universidade de Lisboa (12 ECTS), num total de 111h de aulas teórico-práticas, que decorrem às terças e quintas-feiras, de dezembro de 2024 a maio de 2025.
Consulte o Edital e o Programa de Formação para mais informações.
O CT-Luso
É um projeto de capacitação ética e regulamentar na área dos Ensaios Clínicos nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) – Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe – em parceria com Portugal.
Tem a duração de 40 meses, tendo tido início a 1 de setembro de 2024 e terminará a 30 de dezembro 2027.