A primeira edição dos Curiosity Data Science Iberian Awards, promovida pelo SAS, em conjunto com a SPAIN AI e a Data Science Portuguese Association (DSPA), tem entre os seis vencedores, um projeto português.
O projeto “Prever o risco de desenvolver Nefropatia Diabética”, desenvolvido pelo Data Science Knowledge Center da Nova SBE em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio da Fundação “la Caixa” e do BPI, através da Iniciativa para a Equidade Social, recebeu a distinção “Ouro” na categoria Data4Good.
O projeto foi liderado por Rogério Ribeiro (APDP) e Leid Zejnilovic (Nova SBE Data Science Knowledge Center) e desenvolvido por uma equipa constituída por Eduardo Hidalgo García, Miguel Matos, Carlos Gomes, Bruna Riboldi e Lénia Mestrinho.
Este projeto tem como intuito avaliar e antecipar o risco dos pacientes desenvolverem nefropatia diabética, uma doença renal crónica, através de uma ferramenta que usa algoritmos de Machine Learning.
OS Curiosity Data Science Iberian Awards o SAS pretendem homenagear e reconhecer os cientistas de dados na resolução de problemas, assim como pela inovação em Portugal e Espanha.