A Ordem dos Farmacêuticos (OF) está a desenvolver um projeto inovador com o objetivo “de recolher as preferências, expectativas e preocupações dos farmacêuticos com 35 ou menos anos, para preparar a OF para o futuro, reforçar o potencial de intervenção da profissão e garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos, bem como a realização profissional dos farmacêuticos”, segundo revelado no portal da OF.
Este novo espaço de participação, inspirado nas práticas da Citizens’ Assembly e Deliberative Toolbox, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), foi desenvolvido com o suporte do Conselho de Jovens Farmacêuticos.
Na prática, foi distribuído um questionário por um grupo de farmacêuticos de diversas áreas profissionais, selecionados aleatoriamente, sobre três temas prioritários: saúde da comunidade, transformação digital e desenvolvimento profissional contínuo.
Os resultados desta primeira fase vão fornecer as bases para a segunda fase do projeto, em que outro grupo de farmacêuticos selecionado aleatoriamente irá discutir e deliberar sobre as preferências e as propostas recolhidas.