Projeto português financiado pelo Programa Gilead GÉNESE 559

Projeto português financiado pelo Programa Gilead GÉNESE

19 de dezembro de 2014

Um projeto de investigação sobre pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PPc), liderado por Ricardo Franco, professor no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia, foi submetido ao Programa Gilead GÉNESE e aprovado para financiamento.

Ricardo Franco e Eulália Pereira, da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, ambos membros da UCIBIO@REQUIMTE, colaboram com Olga Matos, do IHMT-NOVA, a investigadora principal do projeto intitulado “Imunonanodiagnóstico da pneumonia por Pneumocystis (PPc): uma abordagem inovadora baseada na associação de biossensores serológicos e nano partículas”.

Esta é uma parceria multidisciplinar e de know-how científico transversal nas áreas das doenças infeciosas, com especial incidência na infeção VIH/SIDA e infeções fúngicas invasivas, que permite a integração de novas tecnologias de diagnóstico, baseadas em nano partículas de ouro.

De acordo com Ricardo Franco, líder do grupo de investigação Bionano, «a pneumonia por Pneumocystis jirovecii (PPc) é um importante fator de morbilidade e mortalidade nos doentes com sida, sendo um problema emergente nos imunocomprometidos seronegativos para VIH».

Segundo o investigador, «o objetivo principal do projeto é identificar marcadores e construir um dispositivo para o diagnóstico serológico da PPc que seja de fácil utilização e rapidez de resultados, com vista à implementação atempada de uma estratégia de tratamento adequada», disse Ricardo Franco, citado num comunicado.

A Gilead Sciences tem-se distinguido na investigação e desenvolvimento de novos medicamentos e na área do conhecimento científico, quer a nível global quer na esfera nacional. Nesta 2ª edição, o Programa Gilead GÉNESE propôs apoiar projetos de natureza científica e projetos de iniciativa comunitária, nas áreas de infeção por VIH/SIDA, hepatites virais crónicas B e/ou C, infeções fúngicas invasivas e fibrose quística.