Projeto que visa a entrega de medicamentos através de drones vence Prémio João Cordeiro 1178

A Farmácia de Lajeosa do Dão venceu o Prémio João Cordeiro | Inovação em Farmácia,  na categoria “Reconhecimento de Farmácia”, com o projeto “Transporte e dispensa de medicamentos ao domicílio através de drones autónomos”. A cerimónia de entrega do prémio, promovida pela Associação Nacional das Farmácias, decorreu durante o 13.º Congresso das Farmácias.

«Este prémio tem um misto de honra enorme e de responsabilidade», afirmou o proprietário e diretor técnico da Farmácia, Hugo Ângelo, no palco da sessão de encerramento do Congresso, no Centro de Congressos de Lisboa.

O projeto, que arrancou «antes de outubro de 2017», tem como objetivo «dar resposta às farmácias em vários parâmetros».  Entre as «várias utilidades desta nova tecnologia», Hugo Ângelo enumerou «a entrega de medicamentos ao domicílio do utente» e a «possibilidade das farmácias receberem nas suas instalações, através do armazenistas, medicamentos para os quais não têm capacidade para suportar o stock».

O responsável sublinhou ainda que o transporte de medicamentos através de drones tem «o grande valor de evitar que uma vida esteja em risco na estrada», referindo ainda que «o mesmo percurso pode ser feito pelo drone em três vezes menos tempo».

«Estamos convictos de que com este prémio possamos dar outra escala ao projeto», concluiu Hugo Ângelo.

No mês de junho, o diretor técnico da farmácia foi distinguido com o Prémio Almofariz para a Figura do Ano, iniciativa da revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO.

Entre os finalistas ao Prémio João Cordeiro, estava nomeada a Farmácia Central, no Cacém, com o projeto “Desenvolvimento da Política de Responsabilidade Social e Corporativa”, distinguida com Menção Honrosa pelo presidente do júri, Diogo de Lucena. Na lista de nomeados constava ainda a Farmácia Coelho, em Braga, com o projeto “Teste Rápido para deteção de streptococcus pyogenes por exsudado faríngeo”.