Projeto “Seringas Só no Agulhão” recolhe 102 mil seringas usadas em cinco meses 2052

O projeto-piloto “Seringas Só No Agulhão”, que envolve 10 farmácias do norte do país, já recolheu 102 mil seringas e agulhas usadas nos primeiros cinco meses.

Este projeto, que consiste na recolha das seringas usadas pelos diabéticos e por todos os doentes que utilizam medicamentos injetáveis, foi lançado em junho deste ano pela pela Associação de Farmácias de Portugal (AFP), em parceria com a Stericycle.

Em cada uma das 10 farmácias que aderiram a este projeto foi instalado um contentor próprio – o Agulhão – onde todos os cidadãos podem colocar as suas seringas usadas, sem qualquer custo adicional.

Os resultados foram aquém do esperado, o que confirma a convicção da AFP na importância desta iniciativa.

“Conseguimos recolher 102 mil seringas em apenas 10 farmácias. Acreditamos que se este projeto-piloto for implementado a nível nacional, iremos ter um efeito multiplicador na recolha destes resíduos, contribuindo assim para a melhoria da Saúde Pública em Portugal”, indicou Manuela Pacheco, Presidente da AFP.

As estimativas da AFP, com base nos dados IQVIA, apontam para que todos os anos sejam gerados em Portugal mais de 250 milhões de resíduos (seringas e agulhas) em ambulatório. São resíduos que, devido à inexistência de uma recolha segura, vão parar ao lixo comum.