A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu o prémio Born from Knowledge, na categoria de Saúde e Bem-Estar, a um projeto que tem como intuito reduzir custos de desenvolvimento de novos tratamentos de doenças neurológicas.
O projeto denominado por “Pick yoUR bRain”, foi desenvolvido por Irina Moreira, Nícia Ferreira, Miguel Machoqueiro e Rita Melo, investigadores da Universidade de Coimbra (UC).
Este consiste numa plataforma tecnológica que tem como função “detetar novos alvos moleculares, portanto os novos alvos terapêuticos para as doenças neurológicas associadas ao envelhecimento”.
A plataforma é baseada em algoritmos de inteligência artificial desenvolvidos para previsão de novos alvos terapêuticos e clarificação do mecanismo biológico da doença.
Esta será uma plataforma dirigida para empresas farmacêuticas, pois permite reduzir eficazmente os custos de desenvolvimento de novos tratamentos para doenças neurológicas.
A aNI distinguiu ainda os projetos “Termy.co” da Escola Superior Artística do Porto na categoria de Recursos Naturais, Ambiente, Energia e Mobilidade Sustentável, o “All.iN” da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril na categoria de Turismo, Indústrias Culturais e Criativas, e o “Balvia Care” do Instituto Politécnico de Bragança na categoria Inteligência Artificial e Tecnologias Avançadas de Produção.