Publicações científicas na área da Saúde atingem máximo histórico 536

Publicações científicas na área da Saúde atingem máximo histórico

19 de dezembro de 2014

Segundo informação avançada pelo Health Cluster Portugal (HCP), com base em dados da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a produção científica portuguesa na área das Ciências Médicas e da Saúde atingiu, em 2013, um máximo histórico de 5.020 publicações, aumentando cerca de 11% face a 2012.

Com estes resultados, divulgados em comunicado, as Ciências Médicas e da Saúde reforçam a sua posição como a área em que Portugal mais publica, representando perto de 29% da produção científica do país.

Considerando a produção conjunta das áreas das Ciências Médicas e da Saúde, das Ciências Biológicas, e da Engenharia Médica, o número de publicações ascendeu a 7.490, mais 8% do que em 2012, e perfazendo aproximadamente 43% da produção científica nacional.

De acordo com Luís Portela, presidente da direção do Health Cluster Portugal, «a produção científica em Portugal na área da Saúde tem vindo a crescer de uma forma considerável, sobretudo ao longo da última década, e atingiu em 2013 um máximo histórico. Estes dados refletem o dinamismo do setor, mas acima de tudo as capacidades e a resiliência das nossas instituições de I&D, universidades e hospitais, que são os grandes responsáveis por este crescimento tão significativo».