Quase 78% dos utentes estão satisfeitos com os cuidados de saúde primários 26 de Agosto de 2015 Quase 78% (77,8%) dos utentes estão satisfeitos com os cuidados de saúde primários, sendo que 84,5% revela um nível de satisfação entre 60% e 100%, de acordo com um inquérito realizado pelo Centro de Estudos e Investigação em Saúde da Universidade de Coimbra, a pedido do Ministério da Saúde.
Os cuidados médicos, de enfermagem ou de secretariado clínico foram as dimensões do inquérito que revelaram um maior índice de satisfação: 80,9%, 82,1% e 79,6%, respetivamente.
No entanto, os utentes apresentam-se menos satisfeitos em relação aos tempos de espera. A facilidade em marcar consulta para uma data conveniente e a possibilidade de falar por telefone, quer para a unidade de saúde, quer com o próprio médico de família, e o tempo despendido na sala de espera (61,6%) foram as dimensões em que os utentes revelaram menor índice de satisfação.
A acessibilidade aos cuidados de saúde, os horários de atendimento da unidade conseguem um grau de satisfação de 73%, enquanto a liberdade de escolha do profissional de saúde e possibilidade de uma segunda opinião recolhem 72,8%.
No que diz respeito à qualidade das instalações, constatou-se um grau de aprovação de 76,4%, sendo apenas ligeiramente inferior, 71%, no que se refere à organização da prestação dos cuidados de saúde. Em relação à satisfação com as respostas dadas pela unidade de saúde às necessidades especiais, como a deslocação de crianças, idosos ou portadores de deficiência, o grau de satisfação medido foi de 83%.
O estudo, citado pelo “Jornal de Negócios”, analisou 444 das 771 unidades de saúde que no país prestam cuidados primários. |