O Quénia registou o primeiro caso de infeção por vírus Monkeypox (Mpox), conhecido por “varíola dos macacos”, anunciou hoje (31) o Ministério da Saúde deste país da África Oriental.
As autoridades sanitárias confirmaram “um surto de Mpox no posto fronteiriço de Taita-Taveta”, no sul do país, “originário de um indivíduo que viajava do Uganda para o Ruanda, via Quénia”, segundo um comunicado, divulgado pela Lusa.
A infeção por vírus Mpox é uma doença zoonótica (transmite-se de animais para humanos), mas que também se pode transmitir de pessoa para pessoa.
Num comunicado publicado na segunda-feira, o secretariado da Comunidade da África Oriental (CAO) exortou os oito Estados membros a “educar os seus cidadãos sobre a forma de se protegerem e evitarem a propagação” da varíola dos macacos.
A 11 de julho, a OMS alertou para a ameaça que a “varíola dos macacos” representa para a saúde mundial. A RDCongo está a ser particularmente atingida, com mais de 10.000 casos registados, incluindo 450 mortes.
A Organização Mundial da Saúde declarou ter recebido relatos de casos de 26 países durante o último mês.