A Johnson & Johnson foi considerada a marca farmacêutica mais valiosa e mais forte do mundo, de acordo com um novo relatório da Brand Finance, a principal consultora de avaliação de marcas do mundo. A Novo Nordisk e a Lilly foram os laboratórios que mais cresceram este ano.
A Johnson & Johnson, como referido em comunicado, manteve a sua posição no topo do ranking da Brand Finance Pharma 25 de valor da marca pelo sexto ano consecutivo, tendo mesmo registado um aumento de 5% nesta categoria para 13,4 mil milhões de dólares este ano.
Num movimento estratégico que marcou a maior reestruturação nos seus quase 140 anos de história, a Johnson & Johnson concluiu a cisão do seu negócio de consumo, sob a nova empresa-mãe Kenvue, que inclui marcas como Band-Aid, Tylenol, Neutrogena e Clean & Clear.
As empresas com maior crescimento
A Novo Nordisk (cujo valor da marca é 5,1 mil milhões de dólares) e a Lilly (com valor da marca de 5,9 mil milhões de dólares) são as duas marcas farmacêuticas que mais cresceram este ano, com um aumento de 64% e 53%, respetivamente.
As suas estratégias na introdução bem sucedida de medicamentos para perda de peso levaram-nas a subir no ranking Brand Finance Pharma 25. Na sequência do aumento da procura de semaglutido sob as marcas Wegovy e Ozempic, a Novo Nordisk tornou-se a empresa mais valiosa da Europa em termos de capitalização de mercado, ultrapassando a LVMH.
Segundo a Brand Finance, ambas as marcas iniciaram os seus próprios projetos de fusões e aquisições, com a aquisição da Akouos pela Lilly e a finalização da aquisição da Forma Therapeutics pela Novo Nordisk, ambas a ocorrerem no final de 2022.
O top 10 2024 (e comparação com 2023)
- Johnson & Johnson (mantém a posição)
- Roche (mantém a posição)
- Pfizer (mantém a posição
- Merck & Co (mantém a posição)
- Lilly (subiu do 9.º lugar)
- AstraZeneca (desceu da 5.º posição)
- Bayer (6.º lugar em 2023)
- Novo Nordisk (subiu da 14.º posição)
- Sanofi (8.º lugar em 2023)
- Bristol Meyers Squibb (caiu da 7.º posição)
A marca de dispositivos mais valiosa
A Fresenius ultrapassou a Medtronic e assegurou a sua posição como a marca de dispositivos médicos mais valiosa do mundo, após um aumento de 6% no valor da marca para 7,7 mil milhões de dólares. O aumento da procura de terapias derivadas do plasma e de tratamentos de autotransfusão contribuiu para a expansão da presença da Fresenius no mercado.
A Medtronic registou uma diminuição de 11% no valor da marca para 7,2 mil milhões de dólares, terminando o seu reinado de três anos no topo da classificação Brand Finance Medical Devices 25. A empresa pretende alienar as suas atividades de monitorização de doentes e de intervenções respiratórias no primeiro semestre do ano fiscal de 2025.
A marca de serviços mais valiosa
A UnitedHealthcare mantém a sua posição como a marca de serviços de saúde mais valiosa do mundo, com um aumento de 28% no valor da marca, situando-se em 47,6 mil milhões de dólares a 1 de janeiro de 2024. Embora posteriormente envolvida numa enorme crise de marca relacionada com a cibersegurança, na altura desta avaliação, a UnitedHealthcare encontrava-se numa posição de grande prestígio.
No ranking Healthcare Services 10, deste ano, a Elevance Health (com o valor da marca a aumentar 28%, para 25,5 mil milhões de dólares) encontra-se em segundo lugar e a Humana (com um aumento do valor da marca de 27%, para 30,0 mil milhões de dólares) em terceiro.
Brand Finance, o que é?
É uma consultora líder na avaliação de marcas, que põe à prova 6.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas de todos os sectores e países. As 25 marcas farmacêuticas mais valiosas e mais fortes do mundo, as 25 marcas de dispositivos médicos mais valiosas e mais fortes e as 10 marcas de serviços de saúde mais valiosas e mais fortes estão incluídas no relatório Brand Finance Healthcare 2024.