Ranking: Johnson & Johnson é a mais valiosa, Novo Nordisk e Lilly as que mais cresceram 815

A Johnson & Johnson foi considerada a marca farmacêutica mais valiosa e mais forte do mundo, de acordo com um novo relatório da Brand Finance, a principal consultora de avaliação de marcas do mundo. A Novo Nordisk e a Lilly foram os laboratórios que mais cresceram este ano.

A Johnson & Johnson, como referido em comunicado, manteve a sua posição no topo do ranking da Brand Finance Pharma 25 de valor da marca pelo sexto ano consecutivo, tendo mesmo registado um aumento de 5% nesta categoria para 13,4 mil milhões de dólares este ano.

Num movimento estratégico que marcou a maior reestruturação nos seus quase 140 anos de história, a Johnson & Johnson concluiu a cisão do seu negócio de consumo, sob a nova empresa-mãe Kenvue, que inclui marcas como Band-Aid, Tylenol, Neutrogena e Clean & Clear.

 

As empresas com maior crescimento

A Novo Nordisk (cujo valor da marca é 5,1 mil milhões de dólares) e a Lilly (com valor da marca de 5,9 mil milhões de dólares) são as duas marcas farmacêuticas que mais cresceram este ano, com um aumento de 64% e 53%, respetivamente.

As suas estratégias na introdução bem sucedida de medicamentos para perda de peso levaram-nas a subir no ranking Brand Finance Pharma 25. Na sequência do aumento da procura de semaglutido sob as marcas Wegovy e Ozempic, a Novo Nordisk tornou-se a empresa mais valiosa da Europa em termos de capitalização de mercado, ultrapassando a LVMH.

Segundo a Brand Finance, ambas as marcas iniciaram os seus próprios projetos de fusões e aquisições, com a aquisição da Akouos pela Lilly e a finalização da aquisição da Forma Therapeutics pela Novo Nordisk, ambas a ocorrerem no final de 2022.

 

O top 10 2024 (e comparação com 2023)

  1. Johnson & Johnson (mantém a posição)
  2. Roche (mantém a posição)
  3. Pfizer (mantém a posição
  4. Merck & Co (mantém a posição)
  5. Lilly (subiu do 9.º lugar)
  6. AstraZeneca (desceu da 5.º posição)
  7. Bayer (6.º lugar em 2023)
  8. Novo Nordisk (subiu da 14.º posição)
  9. Sanofi (8.º lugar em 2023)
  10. Bristol Meyers Squibb (caiu da 7.º posição)

 

A marca de dispositivos mais valiosa

A Fresenius ultrapassou a Medtronic e assegurou a sua posição como a marca de dispositivos médicos mais valiosa do mundo, após um aumento de 6% no valor da marca para 7,7 mil milhões de dólares. O aumento da procura de terapias derivadas do plasma e de tratamentos de autotransfusão contribuiu para a expansão da presença da Fresenius no mercado.

A Medtronic registou uma diminuição de 11% no valor da marca para 7,2 mil milhões de dólares, terminando o seu reinado de três anos no topo da classificação Brand Finance Medical Devices 25. A empresa pretende alienar as suas atividades de monitorização de doentes e de intervenções respiratórias no primeiro semestre do ano fiscal de 2025.

 

A marca de serviços mais valiosa

A UnitedHealthcare mantém a sua posição como a marca de serviços de saúde mais valiosa do mundo, com um aumento de 28% no valor da marca, situando-se em 47,6 mil milhões de dólares a 1 de janeiro de 2024. Embora posteriormente envolvida numa enorme crise de marca relacionada com a cibersegurança, na altura desta avaliação, a UnitedHealthcare encontrava-se numa posição de grande prestígio.

No ranking Healthcare Services 10, deste ano, a Elevance Health (com o valor da marca a aumentar 28%, para 25,5 mil milhões de dólares) encontra-se em segundo lugar e a Humana (com um aumento do valor da marca de 27%, para 30,0 mil milhões de dólares) em terceiro.

 

Brand Finance, o que é?

É uma consultora líder na avaliação de marcas, que põe à prova 6.000 das maiores marcas e publica mais de 100 relatórios, classificando as marcas de todos os sectores e países. As 25 marcas farmacêuticas mais valiosas e mais fortes do mundo, as 25 marcas de dispositivos médicos mais valiosas e mais fortes e as 10 marcas de serviços de saúde mais valiosas e mais fortes estão incluídas no relatório Brand Finance Healthcare 2024.