Reckitt Benckiser quer que unidade farmacêutica se torne num negócio independente 604

Reckitt Benckiser quer que unidade farmacêutica se torne num negócio independente

30 de julho de 2014

A Reckitt Benckiser (RB) revelou, juntamente com os resultados financeiros do segundo trimestre, que na sequência de uma revisão estratégica iniciada no ano passado tenciona tornar a sua unidade farmacêutica num negócio independente.

Rakesh Kapoor, CEO da companhia, declarou que «acreditamos que a RB Pharmaceuticals tem potencial de proporcionar uma significativa criação de valor a longo prazo como um negócio independente», citou o “Firstword”.

A empresa indicou em abril que uma listagem de stock separada para a unidade farmacêutica era uma «opção forte». A maior parte das receitas deste negócio derivam do tratamento opióide Suboxone (buprenorfina/naloxona). Kapoor apontou que a separação está prevista «que ocorra dentro dos próximos 12 meses», apesar do diretor financeiro da companhia, Adrian Hennah, ter sugerido que a Reckitt Benckiser pode vender o negócio e manter uma participação.

No segundo trimestre as vendas desta divisão em particular dimunuíram 5%, para os 296 milhões de dólares. A empresa assinalou que a quota de mercado do Suboxone caiu dos 64% para os 63% no referido trimestre, afetada pela pressão dos preços devido ao ambiente competitivo.

A RB Pharmaceuticals está a desenvolver uma formulação injetável do Suboxone e um spray nasal para sobredosagens de opiáceos, bem como terapias para tratamento de adições de álcool, cocaína e cannabis. Este negócio está a procurar expandir-se para além dos EUA, onde gera aproximadamente cerca de 80% das receitas.