Recolha de produtos médicos em farmácias ajuda idosos de Lisboa 450

Recolha de produtos médicos em farmácias ajuda idosos de Lisboa

02 de Fevereiro de 2015

A Associação Mais Proximidade Melhor Vida, que apoia idosos que vivem na Baixa de Lisboa, lançou uma campanha em seis farmácias da Baixa lisboeta, para recolher produtos de higiene pessoal e de cuidados médicos. Os bens reunidos vão permitir que a instituição continue a prestar apoio domiciliário a idosos carenciados.

As farmácias aderentes dispõem de uma lista de produtos considerados prioritários. Entre os bens mais necessários estão «as fraldas (para adultos), resguardos para a cama, depois todo aquele tipo de produtos que podem ser mais de cuidados médicos primários, como sendo desinfetantes, pensos rápidos, gases, ligaduras elásticas. E depois algum tipo de produtos mais específicos, mais no âmbito da reabilitação física, como pomadas analgésicas, anti-inflamatórias, pomadas anti-hematoses. Depois, por exemplo, um medidor de tensão que é bastante útil para a nossa atividade, porque prestamos esse tipo de serviço ao domicílio», explicou à rádio “Renascença” Ana Gago, da Associação Mais Proximidade Melhor Vida.

Os utentes das farmácias interessados em contribuir devem consultar esta lista, escolher os produtos e depositá-los nos pontos de recolha assinalados para o efeito no interior das farmácias

Esta Associação, que atua a partir de uma equipa composta por 6 técnicas e 35 voluntários, apoia atualmente cerca de 130 pessoas, com uma média de idades que rondam os 80 anos, com um grau de autonomia variável.

Ana Gago explicou que «mesmo que não estejam acamadas, [as pessoas] já têm alguma dificuldade de mobilidade e é sempre complicado subir e descer as escadas todos os dias, às vezes, nas pequenas tarefas do dia a dia, como ir às compras, nós também damos apoio nesse sentido. Vamos comprar alguns bens ou buscar a medicação à farmácia, fazemos o acompanhamento a consultas, outros tratamentos».