Rede Lusófona de Cuidados de Saúde Primários apresentada a 8 e 9 de abril em Lisboa
07-Abr-2014
A Rede Lusófona de Cuidados de Saúde Primários vai ser apresentada nos próximos dias 8 e 9, em Lisboa, anunciou a organização, a cargo da Associação para o Desenvolvimento e Cooperação Garcia de Orta.
A rede “Partilhar Saúde” será lançada num encontro que terá lugar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) e contará com representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste – todos os países lusófonos à exceção da Guiné-Bissau.
Com o apoio do IHMT e do Centro Colaborador para as Políticas e Planeamento da Força de Trabalho em Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), o projeto é «a resposta ao compromisso estabelecido pelos países lusófonos na Assembleia Geral da OMS em Alma-Ata», realizada há mais de 30 anos e que «tem sofrido avanços e recuos».
Segundo a organização, a rede “Partilhar Saúde” vai pôr em contacto investigadores e responsáveis dos países envolvidos e procurar apoios para projetos de investigação e intervenção em «áreas estratégicas» como a organização e recursos humanos da saúde, nomeadamente respondendo ao «desafio» de «promover a retenção dos profissionais», citou a “Lusa”.
Sistemas de informação, telemedicina e governação e qualidade são outras das áreas que a rede privilegiará.