A taxa de inscrição na Ordem dos Farmacêuticos vai ser reduzida a partir de 2020, nos farmacêuticos admitidos até 5 anos após a conclusão do grau académico. Esta foi uma das medidas aprovadas a última Assembleia Geral Nacional da Ordem dos Farmacêuticos, na sequência da revisão do Regulamento de Quotas e Taxas da Ordem dos Farmacêuticos.
A necessidade de ser revisto o valor da taxa de inscrição que permite a admissão à Ordem profissional tinha sido uma ideia defendida ao longo do período eleitoral que antecedeu a eleição da atual Direção da Ordem dos Farmacêuticos, pela APJF – Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos.
A APJF fundamentou a sua posição, sempre com a ideia de que “qualquer revisão deste regulamento não podia nunca, em momento algum, colocar em risco a sustentabilidade financeira da Ordem dos Farmacêuticos”, com o facto de que “no contexto atual, serem cada vez mais as áreas profissionais que não exigem a um Mestre em Ciências Farmacêuticas ter carteira profissional, e a jóia representar um entrave à agregação profissional junto da Ordem dos Farmacêuticos, assim como uma barreira à regulamentação das novas áreas profissionais onde os jovens farmacêuticos consolidam a sua presença”, indicam em comunicado divulgado no seu portal.
“Esperamos que este seja mais um fator que promova a agregação de todos os colegas em torno da nossa Ordem Profissional, e que o mesmo resulte no aumento do número de farmacêuticos inscritos e participantes na instituição”, sublinha a Associação de Jovens Farmacêuticos.