Reforço de verão na área da saúde no Algarve inclui 32 postos de praia 537

Reforço de verão na área da saúde no Algarve inclui 32 postos de praia

26 de junho de 2014

   

Os serviços de saúde do Algarve vão ser reforçados este verão com 32 postos de praia, entre outras medidas, com forma de garantir «um atendimento seguro» à população residente e turística, anunciou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS).

 

De acordo com a agência “Lusa”, o reforço inclui o alargamento do horário de atendimento e aumento das consultas de atendimento complementar nos concelhos do litoral, onde se regista maior afluência de turistas, lê-se no sítio eletrónico daquela entidade.

 

O Plano de Verão, que vigorará entre 30 de junho e 15 de setembro, mantém o número de postos de praia do ano passado e recupera as linhas gerais do plano aplicado em 2013.

 

Em cada posto de praia vão ser prestados cuidados de enfermagem, tratadas situações clínicas de menor gravidade e os profissionais encaminharão os doentes para outros serviços de saúde da região sempre que necessário.

 

O atendimento nestes postos de praia é garantido pela Cruz Vermelha Portuguesa entre as 10:30 e as 19:30.

 

O Plano de Verão de 2014 vai contar com os recursos afetos às diversas unidades da região de acordo com o planeamento realizado pelos diversos Agrupamentos de Centros de Saúde da ARS/Algarve e do Centro Hospitalar do Algarve, acrescenta a ARS.

 

Os serviços de urgência básica de Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, o serviço de urgência médica e cirúrgica de Portimão e o serviço de urgência polivalente do polo de Faro do Centro Hospitalar do Algarve vão estar em funcionamento permanente, assegura a Administração Regional de Saúde em comunicado.

 

«Aguarda-se, para breve, um esforço de recursos humanos, nomeadamente de médicos, enfermeiros e assistentes operacionais», acrescenta.

 

O plano fica completo com o trabalho de informação e prevenção sobre ondas de calor e períodos de temperaturas extremas e adversas que o Departamento de Saúde Pública e Planeamento vai ter em curso até ao final de setembro.