O Reino Unido, anunciou que irá disponibilizar 160 milhões de libras (182 milhões de euros) para ajudar a Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (Cepi), no desenvolvimento rápido de vacinas.
O Governo britânico espera que o dinheiro permita ajudar a Cepi na meta de reduzir para 100 dias o tempo de desenvolvimento de novas vacinas nos próximos cinco anos, incluindo de combate a novas variantes de covid-19.
Esta não é a primeira doação do Governo britânico, que, desde o lançamento da Cepi, em 2018, já doou 276 milhões de libras (330 milhões de euros).
Lembrar que o Reino Unido se encontra organizar a Cimeira Internacional de Preparação para Pandemias, em Londres, nos dias 7 e 8 de março, evento também destinado a angariar fundos para a investigação e desenvolvimento de vacinas pela Cepi.
Este evento vai reunir personalidades da ciência e da saúde, incluindo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Conselheiro Médico Chefe do Presidente dos Estados Unidos, Anthony Fauci, e a investigadora Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina Oxford-AstraZeneca.