A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) divulgou o mapa de vagas para a próxima edição da Residência Farmacêutica no Serviço Nacional de Saúde (SNS), verificando-se um aumento do número de vagas disponibilizadas para a especialização em Farmácia Hospitalar.
De acordo com o portal da Ordem dos Farmacêuticos (OF), ao todo, o programa da Residência Farmacêutica para 2025 disponibiliza 181 vagas para farmacêuticos, mais 42 vagas do que na última edição.
Na área da Farmácia Hospitalar, registou-se um aumento de 46 vagas. Porém, as áreas das Análises Clínicas (31 vagas) e da Genética Humana (8) registam ambas uma redução de duas vagas, em relação à última edição.
O mapa da ACSS integra ainda oito novas vagas em instituições e áreas funcionais com idoneidade formativa, com particular relevo para as regiões autónomas. Neste sentido, o Serviço Regional de Saúde da Madeira dispõe agora de idoneidade formativa para a área das Análises Clínicas, assim como o Hospital do Divino Espírito Santo e o Hospital da Horta.
A maioria das unidades de saúde (36) mantiveram o número de vagas disponibilizadas no ano passado.
O mapa pode ser consultado aqui.