“Portugal já se destaca na produção farmacêutica (…), mas precisa de consolidar o resto da cadeia de valor” 429

O Rethinking Pharma, a reunião magna dos profissionais da Indústria Farmacêutica em Portugal, regressa ao Centro de Congressos do Lagoas Park, a 5 de junho de 2025.

Durante a manhã, no painel ‘The Power of Will’, empreendedores, investidores e especialistas em patentes e propriedade intelectual vão discutir ‘Why (not) Portugal?’.

O debate contará com a participação de Joana Piriquito SantosFounding Partner na NLP Law Firm, Nuno Prego RamosFounder & CEO da Valvian e Raúl SaraivaChief Scientific Officer & Venture Partner da 3xP Global, sendo moderado por Joana de AlmeidaHead of Healthcare Abu Dhabi & Kuwait do Portuguese Business Council e Conselheira da Diáspora Portuguesa Médio Oriente e Saúde.

 

“Explorar soluções inovadoras”

O painel ‘Why (not) Portugal?’ tem como objetivo principal “promover um debate aberto e construtivo sobre o futuro do setor da saúde em Portugal”, declara Joana Almeida, ao NETFARMA, acrescentando que “se pretende analisar as oportunidades e os desafios que o país enfrenta, identificar as melhores práticas e explorar soluções inovadoras para fortalecer o sistema de saúde português

Deste modo, ainda de acordo com a moderadora, durante o painel, serão abordados temas como:

  • A importância do investimento em investigação e desenvolvimento;
  • A necessidade de atrair e reter talentos;
  • O papel das parcerias público-privadas;
  • A digitalização da saúde;
  • A internacionalização do setor da saúde.

Joana Almeida acredita “que este painel será uma oportunidade única para reunir especialistas, decisores políticos, empresários e académicos para discutir o futuro da saúde em Portugal”.

 

O que dizem os intervenientes

 

“Refletir sobre o que precisa de ser melhorado”

“Este painel oferece uma oportunidade para discutir os desafios e oportunidades que Portugal e a Europa enfrentam. Espero que seja possível partilhar diferentes perspetivas e refletir sobre o que precisa de ser melhorado e, acima de tudo, como podemos contribuir para construir um país e uma Europa mais competitiva. Que seja uma discussão prática e honesta, sustentada, e sem pretensiosismos ou lugares-comuns.”

Joana Piriquito Santos, Farmacêutica, Advogada, Sócia-Fundadora da NLP

 

 

“Converter o elevado potencial científico e tecnológico de Portugal numa vantagem competitiva”

“No painel ‘Why (not) Portugal?’ propomo-nos a apresentar uma análise rigorosa e prática das potencialidades e dos desafios que o país enfrenta no domínio das ciências da vida. Valendo-nos da experiência coletiva adquirida no desenvolvimento de empresas biotecnológicas, iremos partilhar casos concretos e lições aprendidas que evidenciam, por um lado, os pontos fortes do nosso ecossistema e, por outro, as áreas que requerem melhorias.

O debate centrar-se-á na importância de uma colaboração integrada entre todos os intervenientes do setor – desde investigadores e académicos a empresários, investidores e decisores políticos – com vista a converter o elevado potencial científico e tecnológico de Portugal numa vantagem competitiva sustentável. Pretendemos estimular uma reflexão crítica sobre o papel do país na cadeia global das ciências da vida, incentivando a formulação de políticas e iniciativas que elevem Portugal a um patamar de excelência científica e proporcionem benefícios concretos para a sociedade.”

Nuno Prego Ramos, Founder & CEO da Valvian

 

“Transformar o sector farmacêutico nacional num ecossistema mais maduro e inovador”

“Uma conversa franca sobre o estado do setor, exemplos inspiradores e as oportunidades que o futuro nos reserva. Portugal já se destaca na produção farmacêutica – como demonstrado pelo seu peso nas exportações nacionais –, mas precisa de consolidar o resto da cadeia de valor para se afirmar na criação e desenvolvimento de novos fármacos.

Temos talento, ideias e projetos promissores. Com o investimento certo e uma estratégia bem definida, podemos transformar o sector farmacêutico nacional num ecossistema mais maduro e inovador, capaz de competir ao mais alto nível e gerar impacto global.”

Raúl Saraiva, Chief Scientific Officer & Venture Partner da 3xP Global

 

Pode conhecer o programa e reservar o seu lugar aqui.

RETHINKING PHARMA é uma iniciativa da PHARMAPLANET em parceria com a revista MARKETING FARMACÊUTICO, o meio de referência do setor. Este evento conta com o patrocínio da RANGEL LOGISTICS SOLUTIONS e da OCP Portugal, e com o apoio da P-BIO. A revista FARMÁCIA DISTRIBUIÇÃO, FARMÁCIA CLÍNICA e o Portal NETFARMA são media partners do evento.