Rethinking Pharmacy: Distribuidores e grupos de Farmácias marcaram o último dia do evento 18 de Novembro de 2016 Os distribuidores e os grupos de Farmácias foram os protagonistas do segundo e último dia do Rethinking Pharmacy 2016, que decorreu ontem e hoje no Hotel Aqualuz, em Tróia. A Alliance Healthcare, a OCP Portugal, a COOPROFAR, a Plural, a Botelho & Rodrigues e a UDIFAR foram as empresas distribuidoras que estiveram representadas na primeira mesa de debate, moderada pelo diretor da revista Farmácia Distribuição, Paulo Silva. As companhias apresentaram, aos cerca de 450 participantes, os valores e as estratégias que regem a sua atuação no mercado farmacêutico. Apesar das especificidades e diferenças apresentadas durante as apresentações, as empresas convergiram para uma ideia: a distribuição não se resume apenas a entregas de encomendas. O moderador Paulo Silva também reforçou essa ideia, evidenciando que a distribuição «não é um serviço de entregas, mas uma entrega de serviços». O segundo painel, moderado por Paulo Lilaia, presidente da APOGEN, foi dedicado aos grupos de Farmácias, e nele estiveram presentes os representantes das Farmácias Holon, da Addo Pharm, da Elofarma, da Mais Farmácia, da HealthPorto e da Rede Claro. Mais de 50% das farmácias portuguesas pertencem a grupos. No entender de Paulo Lilaia, tal realidade é sinal de que «os grupos conseguem aportar às farmácias elementos que as próprias farmácias independentes não conseguem». Em relação ao futuro, o moderador avançou que é possível «assistirmos a uma evolução dos grupos», que será «ditada pelo mercado». O evento promovido pela By Vinko e a Transalpino, em parceria com a revista Farmácia Distribuição, terminou com a intervenção de Paula Costa, communication senior partner da By Vinko, que realçou o sucesso da iniciativa e lançou algumas pistas para os temas que irão marcar o Rethinking Pharmacy 2017. A revista Marketing Farmacêutico e o portal Netfarma foram media partners deste evento.
Veja o vídeo sobre o evento aqui. |