A Reunião Anual do Conselho do Colégio de Especialidade de Assuntos Regulamentares da Ordem dos Farmacêuticos (CCEAR-OF) acontece no próximo dia 9 de novembro.
Com o mote “(r)Evolução Regulamentar: Disponibilidade, Inovação, Acesso e Sustentabilidade para todos os Doentes”, o encontro terá lugar em Lisboa e será composta por vários painéis de discussão.
Helder Mota Filipe, bastonário da OF, Rui Santos Ivo, presidente do Infarmed, e Teresa Carvalho, presidente do CCEAR-OF, são os responsáveis pela sessão e abertura. A reforma da legislação farmacêutica europeia é o primeiro tema de debate, através de uma análise da perspetiva da indústria farmacêutica, com Cristina Lopes (Apifarma) e Ana Valente (Apogen), e da perspetiva dos doentes, com Elsa Frazão Mateus (EUPATI).
“Investigação Clínica: Implementação dos Regulamentos CTR/ MDR/ IVDR” é o segundo destaque do dia, com Transição dos Ensaios Clínicos: CTD/LIC – CTR e Investigação Clínica-DM / Estudos de desempenho-DIV – Interfaces MDR/ IVDR/ CTR. Marta Carvalho (Apifarma) terá a responsabilidade de abordar a Investigação Clínica: Experiência com a implementação dos Regulamentos CTR / MDR / IVDR.
A “Disponibilidade de medicamentos e produtos de saúde” também será desenvolvida, com João Ferreira (EMA – Iniciativas europeias – CE/EMA: atividades em curso e nova legislação), e Paula Teixeira (presidente do Conselho do Colégio de Especialidade de Indústria Farmacêutica da OF – Visão do Fabricante / titular de AIM: soluções e obstáculos para competitividade da indústria farmacêutica). A “Atuação Nacional: recentes desenvolvimentos na área da gestão da disponibilidade de medicamentos e perspetivas futuras” recebe ainda atenção.
Finalmente, “Acesso e Sustentabilidade” marca o fecho dos trabalhos, com discussão acerca da “Colaboração entre Reguladores e HTA bodies: plano e prioridades para implementação do Regulamento HTA” e da “Nova legislação farmacêutica e HTA: exercício de equilíbrio inovação versus competitividade”, com Jorge Félix (EXIGO).