Já são conhecidos os vencedores da edição deste ano dos Epica Awards, os únicos prémios globais votados por jornalistas da imprensa de marketing, design e publicidade, e repórteres da indústria automóvel à produção.
O debate do Grand Prix decorreu em Bruxelas, em parceria com a revista PUB. Dagmara Szulce, global executive director da Associação Internacional de Publicidade, foi a presidente do júri que avaliou os candidatos.
O prémio Responsabilidade celebra boas causas e foi entregue à agência de relações públicas Hope&Glory pelo desenvolvimento de media por trás da campanha “The Last Photo”, dedicada à temática do suicídio.
O PR Grand Prix premiou a agência McCann New York pelo “The Brake Room”, um espaço onde os estafetas de comida se possam proteger do mau tempo e do stress do trabalho. Venceu ainda o Design Grand Prix pelo projeto ADLAM, em que a Microsoft ajudou a digitalizar um alfabeto que apenas existia num conjunto de cadernos, e o Digital Grand Prix, para ajudar refugiados ucranianos a encontrar trabalho e habitação na Polónia. Por fim, conquistou o “Network of the Year” e “Agency fot he Year”.
O prémio de Inovação foi para a entidade VML pelo “The Mammoth Meatball”, uma inovação científica que envolveu a recriação de carne de mamute a partir de ADN do animal extinto, para promover a carne cultivada em laboratório. Finalmente, o prémio de Cinema premiou a SIX Inc Japan por “Train Memories”, uma filmagem única que retrata um pai e uma filha numa viagem de comboio.
Em comunicado, Dagmara Szulce garante que “os jornalistas precisam de ser ouvidos no mundo dos prémios”, uma vez que fornecem “um olhar crítico que ajuda a elevar a fasquia”.