Rita Figueiredo é a nova presidente do Conselho de Administração (CA) da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, após o despacho de nomeação da equipa ter sido publicado na quarta-feira (dia 06) em Diário da República.
A jurista, que era até agora coordenadora do departamento jurídico e contencioso da instituição, sucede no cargo a João Barranca, cujo mandato terminou em dezembro de 2022 e que se manteve em funções até ser substituído, o que aconteceu em 22 de outubro.
A Lusa revela que é licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, Rita Figueiredo foi diretora do Departamento de Administração e Coordenação Geral e chefe da Divisão Administrativa e de Recursos Humanos da Câmara da Guarda, onde ingressou, em 2010.
Em 2021, pediu transferência para a Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo, onde foi chefe da Divisão Administrativa, Financeira e Sociocultural. Assumiu funções no gabinete jurídico e de contencioso da ULS da Guarda no ano seguinte.
O médico pneumologista Nuno Sousa, atual diretor das Urgências do Sousa Martins, assume a direção clínica, acumulando, por enquanto, os cuidados de saúde hospitalares e os cuidados de saúde primários. Completam a nova administração da ULS Imaculada Ponciano, como vogal executiva com o pelouro financeiro, e Hugo Terras, no cargo de enfermeiro-diretor. Por nomear está o vogal a indicar pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).
A ULS da Guarda inclui os hospitais da Guarda e de Seia e assegura os cuidados de saúde em 13 dos 14 concelhos do distrito da Guarda, num total de 140 mil habitantes.