Roche adquire tecnologia de dissecção de tecidos da AvanSci Bio 621

Roche adquire tecnologia de dissecção de tecidos da AvanSci Bio

17 de dezembro de 2014

A Roche anunciou, em comunicado, a assinatura de um acordo de compra de ativos definitivo com a AvanSci Bio, para todos os produtos associados à microdissecção de elevado desempenho, de cortes de tecidos montados em lâminas.

O sistema consiste em instrumentação, software e consumíveis utilizados por investigadores e clínicos para recuperar áreas específicas de tecido com alta precisão e pureza para subsequente análise molecular, incluindo PCR em tempo real, microarrays e sequenciação.
 
A tecnologia da AvanSci Bio, cuja patente está pendente, inclui o equipamento automatizado MilliSect. Esta tecnologia exclusiva é altamente precisa, fácil de usar, e muito acessível quando comparada com os métodos de dissecção manuais e sistemas de microdissecção a laser. A elevada especificidade e a qualidade do sistema MilliSect permite obter um enriquecimento superior a 90% da amostra de tumor, para análise molecular. Em 2015, vão iniciar-se os testes beta do sistema como parte de um programa mais amplo de desenvolvimento de um equipamento de futura geração.

«Este sistema inovador irá expandir o nosso conjunto de métodos de diagnóstico que nos permitem ligar o diagnóstico por coloração de hematoxilina e eosina (H&E) com a análise de sequenciação através da preparação de amostras de elevada qualidade», disse Dan Zabrowski, responsável pela unidade de diagnóstico em tecidos e sequenciação da Roche. «Também irá permitir-nos enfrentar o desafio crítico da heterogeneidade do tumor», acrescentou,
 
A coloração do tecido tumoral proporciona aos investigadores e clínicos informações importantes tanto sobre o contexto do tecido e suas relações espaciais, como sobre a heterogeneidade do tumor (que decorre da evolução de vários subclones dentro do tumor). A informação obtida a partir de áreas marcadas permite aos investigadores e clínicos identificar e extrair com maior precisão, regiões de interesse dentro do tecido, resultando em amostras mais puras em quantidade suficiente, que podem então ser usadas para a sequenciação.
 
«Estamos muito satisfeitos que a Roche tenha decidido prosseguir este acordo de compra de ativos da AvanSci Bio», disse Rob Perry, CEO da AvanSci Bio. «Vemos a Roche como líder em diagnóstico em tecidos, diagnóstico molecular e oncologia, bem como em tecnologia de enriquecimento de amostras de tumor, o que os coloca numa posição única para maximizar o impacto que a nossa tecnologia terá no campo em rápida evolução da sequenciação, e melhorar o atendimento