Roche anuncia demissão de Artur D. Levinson do conselho de administração 408

Roche anuncia demissão de Artur D. Levinson do conselho de administração

08 de setembro de 2014

A Roche revelou que Arthur D. Levinson se demitiu do conselho de administração da empresa «com o intuito de evitar a existência de conflitos de interesse», por ocupar o cargo de CEO na Calico, uma empresa do Google focada na saúde e bem-estar.

O presidente da Roche, Christoph Franz, disse que «lamentamos a decisão tomada pelo Arthur, mas ao mesmo tempo entendemos as suas razões», revelou o “FirstWord”.

Levinson, que foi nomeado diretor executivo da Calico no ano passado, estava no conselho de administração da Roche desde 2010. Anteriormente, Arthur Levinson ocupou o cargo de CEO na Genentech antes de a farmacêutica ter sido adquirida pela Roche, em 2009.

A saída de Levinson aconteceu um dia depois de a Calico ter anunciado uma parceria com a AbbVie, no valor de 1,5 mil milhões de dólares, para o desenvolvimento de tratamentos de doenças relacionadas com o envelhecimento, incluindo a neurodegeneração e cancro. Fabian Wenner, analista do Kepler Cheuvreux, realçou que «o facto de a Calico ter desenvolvido uma parceria com a AbbVie em vez de o ter feito com a Roche não é um bom indicador».

Wenner acrescentou que foi uma pena a Roche não ter conseguido manter um membro do conselho de administração com tão vasta experiência no setor e tamanhas capacidades. «Para além de Arthur, apenas um dos membros do conselho de administração tem experiência no setor, o que é uma grande perda para a Roche, na minha opinião», comentou Wenner. No entanto, alguns analistas sugerem que a saída de Arthur Levinson não vai afetar as perspetivas de negócio da Roche a curto prazo, inclusivamente, Bruno Volic do Vontobel acredita que a saída terá, provavelmente, um impacto neutro no valor das ações da empresa.

No ano passado, Hal Barron, ex-diretor médico da Roche, ingressou na Calico.