Roche: Lucro líquido anual diminui 16% 598

Roche: Lucro líquido anual diminui 16%

30 de Janeiro de 2015

A Roche anunciou que o lucro líquido de 2014 diminuiu 16% para 10,7 mil milhões de dólares, essencialmente devido a prejuízos de 1,2 mil milhões de dólares e custos de reestruturação de 280 milhões de dólares. As vendas no período de 12 meses subiram 1%, para 52,7 mil milhões de dólares, superando as estimativas dos analistas que apontavam para 52,3 mil milhões de dólares.

«Fizemos um bom progresso em 2014 com um sólido crescimento, impulsionado pelos nossos medicamentos lançados recentemente», comentou Schwan, CEO da Roche, acrescentando que «a procura inicial do Esbriet, um medicamento importante para o tratamento da fibrose pulmonar, que foi recentemente lançado nos EUA após a aquisição da InterMune, é forte», avançou o “FirstWord”.

O analista do Berenberg, Alistair Campbell, sugeriu que os custos de marketing para a introdução do Esbriet, que foi aprovado pela Food and Drug Administration em outubro, provavelmente também influenciaram os resultados.

As vendas anuais da divisão farmacêutica da Roche aumentaram 1%, para 40,7 mil milhões de dólares, um crescimento impulsionado pelo Tamiflu e pelo portefólio de terapêuticas para o cancro da mama. As receitas provenientes da comercialização do Tamiflu aumentaram 54%, em relação a 2013, para 1,1 mil milhões de dólares, impulsionadas pela procura nos EUA. Por outro lado, as vendas combinadas das terapias contra o cancro da mama Herceptin, Perjeta e Kadcyla cresceram 20%.

Em relação a outros produtos, as vendas anuais de Avastin aumentaram 6%, para 7,1 mil milhões de dólares, um valor acima das estimativas. Além disso, as receitas provenientes da venda de Actemra/RoActemra subiram 23%, para 1,3 mil milhões de dólares, com as vendas de Xolair a crescerem 25%, atingindo os 1,1 mil milhões de dólares. Analistas do Barclays comentaram que que «este é um dos resultados menos inspiradores que temos visto da Roche nos últimos tempos».