Rui Nunes desistiu da candidatura à Ordem Médicos/Norte 647

Rui Nunes desistiu da candidatura à Ordem Médicos/Norte

06 de Dezembro de 2016

O presidente da Associação Portuguesa de Bioética desistiu da sua candidatura à presidência da Ordem dos Médicos/Norte para se dedicar ao «exigente desafio» que é a proposta de criação da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO.

«A decisão foi de não concorrer à Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, não quer dizer que não integre algum órgão, é provável que venha acontecer, mas não tenciono de facto concorrer», afirmou hoje Rui Nunes, em declarações à “Lusa”.

O presidente da Associação Portuguesa de Bioética disse que irá dedicar-se à elaboração da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO, por considerar ser «um projeto que vai ser muito exigente em termos de tempo e dedicação».

«Creio que poderei ser mais útil, quer para o país, quer à sociedade, quer a própria medicina nessa trajetória do que num espaço mais confinado», sublinhou.

Face a este compromisso, Rui Nunes considerou que «neste momento não seria adequado não corresponder a esse apelo para liderar este processo. Creio que faz sentido liderar esta causa e acompanhar a ordem dos médicos de outra forma que se entender conveniente».

O responsável admite ficar com «uma tarefa não executiva» na Ordem dos Médicos, por ser «menos consumidora de tempo e de recursos», para que se possa «dedicar a esta causa internacional».

A proposta de criação da Declaração Universal de Igualdade de Género da UNESCO, subscrita por uma equipa liderada pelo médico e professor catedrático Rui Nunes, venceu um concurso público internacional em que participaram 120 países, devendo a primeira versão ser conhecida já no final deste mês.

Em fevereiro deste ano, o presidente da Associação Portuguesa de Bioética, impulsionador do Testamento Vital e primeiro presidente da Entidade Reguladora da Saúde, anunciou a sua candidatura à presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos para o triénio 2017-2019, cujas eleições estão marcadas para 19 de janeiro do próximo ano.

Na corrida à presidência da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos mantêm-se o diretor do Serviço de Oncologia do Centro Hospitalar do Porto, António Araújo, e Sara Santiago, especialista em Medicina Geral e Familiar.