Rui Santos Ivo, foi distinguido com o prémio Lifetime Achievement Award 2024 em Londres, no dia 28 de novembro. Galardão foi atribuído pela The Organisation for Professionals in Regulatory Affairs (TOPRA) que reconhece personalidades e carreiras que criaram impactos significativos na área da regulamentação do medicamento e da saúde.
Rui Santos Ivo tornou-se o primeiro português a receber este galardão. O presidente do Infarmed juntou-se a um grupo de figuras internacionais de destaque no setor da saúde como Maria Beatrice Panico, neurologista e colaboradora da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos para a Saúde (MHRA) do Reino Unido, Tomas Salmonson e Daniel Brasseur, antigos presidentes do Comité de Medicamentos para Uso Humano (CHMP) da Agência Europeia de Medicamentos, June Raine, atual diretora executiva da MHRA, e Murray Lumpkin, figura de referência da Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, entre outros, avança o Infarmed no seu site.
“É uma honra ser reconhecido por uma organização tão prestigiada como a TOPRA. Este prémio reflete o esforço coletivo para melhorar a regulamentação da saúde e das tecnologias de saúde”, referiu Rui Santos Ivo, citado pelo Infarmed. O presidente do Infarmed reforça ainda que “para respondermos aos desafios do presente e do futuro a comunidade regulamentar tem de continuar a construir pontes de diálogo, soluções conjuntas e novos caminhos para garantir a defesa da saúde pública e melhor saúde para todos”, cita a Autoridade Reguladora.
Rui Santos Ivo desempenha cargos importantes no setor da saúde, com um “papel crucial no fortalecimento da regulação de medicamentos e produtos de saúde, não só em Portugal, mas também no contexto europeu”. O presidente do Infarmed é também vice-presidente do Conselho de Administração da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e Chair do Grupo HAG (Heads of HTA Agencies) que congrega as agências de tecnologias de saúde da União Europeia, realça o Infarmed.