S. João aposta no negócio dos acidentes de trabalho
26 de Agosto de 2014
Unidade hospitalar já presta serviços de Medicina do Trabalho a empresas. Experiência começou com os funcionários e visa reduzir a fraude e o absentismo.
O Hospital de S. João (Porto) quer fazer contratos com seguradoras para tratar de sinistrados do trabalho. Para começar, vai acompanhar os seus trabalhadores. Objetivo é baixar, em 25%, a taxa de absentismo.
A aposta é rentabilizar a marca S. João como garantia de qualidade para entrar num mercado dominado pelo privado. A ideia é simples, mas inovadora: fazer contratos com empresas no âmbito da Medicina do Trabalho e com seguradoras para tratar dos acidentados, apontou o “Jornal de Notícias”.
A experiência começou no próprio hospital, que regista cerca de 400 acidentes laborais, por ano, entre os seus 5600 trabalhadores, explicou Pedro Norton, diretor do serviço de Medicina Ocupacional. Promover a saúde e prevenir as doenças e os acidentes de trabalho é o objetivo do primeiro Laboratório de Saúde Ocupacional, criado no Centro Hospitalar de S. João.