Associação Diab(r)etes lançou uma campanha para esclarecer os portugueses sobre diabetes, a doença crónica que afeta cerca de um milhão de portugueses entre os 20 e os 79 anos. A campanha conta com o apoio da Delta Cafés que colocou 14 mensagens com questões sobre a diabetes nos seus pacotes de açúcar, e que poderá encontrar por todo o país.
Sabia que…
• Quem tem diabetes tipo 1 tem de estar alerta 24h por dia?
• Quem tem diabetes tipo 1, não sendo médico, passa prescrições a si próprio várias vezes ao dia?
• A Diabetes tipo 2 pode ser hereditária?
• A insulina é um bem necessário a todos e não apenas a quem tem diabetes tipo 1?
• Com diabetes pode comer doces, conforme o recomendado numa alimentação saudável?
• Arroz, massa, fruta, pão e outros são “doces”, pois têm outro tipo de açúcares?
Estas são algumas das mensagens que estarão espalhadas pelos pacotes de açúcar da Delta Cafés, no âmbito da campanha de sensibilização #DesmitificarADiabetes, promovida pela Associação Diab(r)etes.
Sérgio Louro, Presidente da Associação Diab(r)etes, afirma: “Para nós faz cada vez mais sentido alertar a população para o tema da diabetes durante todo o ano e não apenas num determinado mês ou dia, como é usual acontecer em novembro. Este é um problema com o qual temos de conviver diariamente, por isso o nosso trabalho de sensibilização e aposta na prevenção deve ser feito sempre que possível.”
“Temos vindo a verificar que o número de pessoas com Diabetes está a aumentar, por isso a Diab(r)etes está empenhada em continuar a promover a literacia em saúde sobre esta doença, bem como hábitos de vida saudáveis que previnam o seu aparecimento em todas as camadas da população”, reforça o Presidente da Associação.
Para mais informações sobre esta campanha visite o website da Associação em: https://www.diabretes.pt/ ou siga a página de Instagram em @associacaodiabretes.
Mais sobre a Diabretes:
Os Diab(r)etes – grupo do facebook, foi criado no dia 14 de novembro de 2016.
Este Grupo surgiu da necessidade de pessoas com os mesmos problemas, neste caso uma doença crónica como a diabetes, partilharem as suas experiências, se ajudarem, aprenderem umas com as outras. Sendo a diabetes uma doença em que o “tratamento” varia muito de pessoa para pessoa, o seu controlo está ligado à prática desportiva, ao tipo de emprego (ativo ou passivo), ao tipo de alimentação, a medicação que se tome, a outras doenças, este tipo de “ligação” entre as pessoas é deveras importante.
Entretanto o grupo passou a Associação, dada a necessidade de existência como Pessoa Coletiva, de forma a melhor promover os objetivos a que se propõe, nomeadamente:
– Desmitificação da diabetes
– Ajuda a pessoas com diabetes que estejam carenciadas
– Apoio psicológico através da partilha de experiências, quer online no grupo de facebook, quer através dos encontros que são promovidos a nível nacional.