Sanofi demite CEO Chris Viehbacher 554

29 de outubro de 2014

A farmacêutica Sanofi despediu o presidente executivo, Chris Viehbacher, refere a agência “Bloomberg”.

Chris Viehbacher, que era presidente há seis anos, mudou o foco da empresa para os Estados Unidos da América e reformulou a operação de investigação e desenvolvimento que estava em dificuldade, causando tensões na administração e nos políticos franceses.

No seu mandato, a Sanofi pôs fim a projetos de investigação que considerou serem pouco promissores, cortou postos de trabalho e fechou unidades em França, tendo, ainda, adquirido algumas companhias norte-americanas, nomeadamente a biotecnológica Genzyme por 20,1 mil milhões de dólares em 2011.

A “Bloomberg” avançou que esta mudança pode desapontar alguns investidores que têm aplaudido a gestão de Chris Viehbacher.

Num comunicado, citado pelo “Diário Económico”, a farmacêutica assume que o grupo «precisa de prosseguir o seu desenvolvimento com uma gestão alinhada com as equipas, aproveitar os talentos e focar-se na execução com uma cooperação estreita e confiante no conselho». Assim, «o conselho confirma o seu compromisso de continuar a estratégia e a expansão internacional baseada na investigação e desenvolvimento e nas suas plataformas de crescimento».

O presidente não executivo (chairman) Serge Weiberg vai substituir provisoriamente o executivo, até que seja encontrado um sucessor.