Sanofi e Direção-Geral da Educação promovem literacia em saúde sobre dermatite atópica e doenças raras 350

A Sanofi e a Direção-Geral da Educação (DGE) assinaram um protocolo de colaboração com duração de três anos letivos (2023-2024, 2024-2025, 2025-2026), com possibilidade de renovação por mútuo acordo, com o objetivo de promover sessões de literacia em saúde sobre dermatite atópica e doenças raras em instituições do pré-escolar e escolas do 1º ciclo. Estas atividades enquadram-se no âmbito do domínio da saúde da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC).

O propósito, segundo explicado em comunicado, é criar iniciativas que desenvolvam competências de saúde e bem-estar entre alunos, no âmbito do Projeto Literacia em Saúde da Sanofi, direcionado para a dermatite atópica e doenças raras, visando criar um ambiente escolar mais saudável, inclusivo e informativo acerca da dermatite atópica, onde os alunos possam aprender sobre saúde.

“Para a Sanofi é fundamental ter o apoio de uma entidade como a DGE para fomentar o conhecimento sobre as doenças inflamatórias tipo 2 e sobre as doenças raras junto das comunidades escolares, contribuindo assim para a literacia em saúde dos mais jovens, dada a sua incidência nas crianças”, refere Francisco Rocha Gonçalves, head of Market Access, Public Affairs and Trade da Sanofi Portugal, acrescentando que “estamos muito entusiasmados com esta parceria e acreditamos que terá um impacto muito positivo e reforçará o compromisso da Sanofi na promoção da saúde no nosso país”.

Para a DGE, o mote desta iniciativa tem a mesma base. “Só desenvolvendo, princípios, competências, valores será possível sensibilizar os mais jovens para este tipo de doenças, ainda muito pouco faladas. A colaboração de especialistas das áreas, que promovam ações formativas e lúdicas, como é o caso dos Livros de Educação para a Saúde, sobre a Dermatite Atópica e Doenças Raras, que se inserem no Programa de Literacia em Saúde da Sanofi Portugal pode fazer toda a diferença”.