No âmbito do seu compromisso de desenvolver um portefólio diversificado de vacinas best-in-class, a Sanofi celebrou um acordo de licenciamento co-exclusivo com a Novavax, uma empresa de biotecnologia com sede em Maryland, EUA.
Os termos do acordo incluem: uma licença co-exclusiva para co-comercializar, a nível mundial, a atual vacina adjuvada contra a COVID-19 da Novavax (exceto em países onde existam Acordos de Compra Antecipada e na Índia, Japão e Coreia do Sul onde a Novavax já tem acordos de parceria); uma licença única para utilização da vacina adjuvada contra a COVID-19 da Novavax, em associação com as vacinas contra a gripe da Sanofi; e uma licença não exclusiva para utilizar o adjuvante Matrix-M em vacinas. Além disso, a Sanofi irá investir numa participação minoritária de capital (<5%) na Novavax.
Jean-Francois Toussaint
Global Head of Vaccines R&D
“Com as taxas de internamentos hospitalar por gripe e COVID-19 a aproximarem-se, temos a oportunidade de desenvolver vacinas combinadas não-mRNA contra a gripe-COVID-19 e oferecer aos doentes uma maior conveniência na administração e proteção contra dois vírus respiratórios graves. Estamos entusiasmados com a perspetiva de combinar a vacina adjuvada contra a COVID-19 da Novavax, que demonstrou uma eficácia elevada e uma tolerabilidade favorável, com o nosso portefólio forte de vacinas diferenciadas contra a gripe que demonstraram uma proteção superior contra a gripe e as suas complicações graves. A melhoria da tolerabilidade e da termoestabilidade, sem comprometer a eficácia, são critérios que as autoridades reguladoras, organismos que emitem recomendações e doentes irão exigir.”
John Jacobs
CEO, Novavax
“Esta colaboração é importante para a Novavax e para a saúde pública global. A nossa nova parceria combina as tecnologias de proteína recombinante e nanopartículas da Novavax, o adjuvante Matrix™ e experiência de I&D com a liderança mundial da Sanofi no lançamento e comercialização de vacinas inovadoras. Juntos, podemos alargar o acesso tanto à nossa vacina contra a COVID-19, como ao nosso adjuvante, para garantir que mais pessoas possam beneficiar da proteção que as vacinas podem proporcionar. A Novavax está agora numa posição mais forte para reorientarmos os nossos esforços para alavancar a nossa plataforma tecnológica e o nosso novo adjuvante, para a investigação e desenvolvimento e para a expansão do nosso portefólio, ajudando a avançar na nossa missão de desenvolver vacinas que salvam vidas para combater doenças infeciosas.”
Nos termos do contrato de licenciamento:
• A Novavax receberá um pagamento antecipado de 500 milhões de dólares e até 700 milhões de dólares, tendo em conta os sucessos alcançados nas diversas fases de desenvolvimento, regulamentares e lançamento, até 1.2 mil milhões de dólares no total.
• A partir de 2025, a Sanofi registará as vendas da vacina adjuvada contra a COVID-19 da Novavax e suportará determinados custos de I&D, regulamentares e comerciais.
• A Novavax receberá da parte da Sanofi pagamentos escalonados de royalties de dois dígitos sobre as vendas de vacinas contra a COVID-19 e de vacinas combinadas contra a gripe-COVID-19.
• A Sanofi será a única responsável pelo desenvolvimento e comercialização de qualquer nova vacina combinada gripe-COVID-19 que tenha na sua composição uma vacina contra a gripe da Sanofi.
• Fora deste acordo, cada parte pode desenvolver e comercializar as suas próprias vacinas contra a gripe-COVID-19 e produtos adjuvados, ficando a seu cargo os custos.
• A Novavax tem direito a oportunidades adicionais de lançamento e objetivos de vendas de até 200 milhões de dólares, mais royalties de dígito único (para cada vacina adicional da Sanofi desenvolvida ao abrigo de uma licença não exclusiva com a tecnologia adjuvante Matrix-M da Novavax).
• Além disso, a Sanofi irá investir numa participação minoritária de capital (<5%) na Novavax.