A Sanofi anunciou hoje (11) que entrou em negociações para vender uma participação de controlo de 50% da sua unidade de negócios de consumer healthcare, Opella, à empresa americana de capital privado Clayton Dubilier & Rice (CD&R).
A Sanofi, segundo a Reuters, não revelou pormenores financeiros do potencial negócio, garantido que seriam fornecidas mais atualizações na devida altura.
Porém, em setembro, a Bloomberg já tinha noticiado que a Sanofi tinha recebido uma proposta da CD&R, bem como da rival francesa PAI Partners, para o negócio da Opella.
O Ministério das Finanças francês declarou, num comunicado também citado pela Reuters, que a CD&R era um “fundo de investimento sério” com perspetivas positivas para o desenvolvimento da Opella e das suas fábricas em França, tendo acrescentado que “exigiria compromissos económicos por parte da Sanofi e da CD&R, incluindo a garantia de que a sede e os centros de decisão da empresa permaneceriam em França, e a proteção da sua presença industrial no país”.
O Ministério das Finanças francês declarou ainda que este projeto de venda “não põe em causa a produção em França do Doliprane ou de outros medicamentos essenciais produzidos pela Opella no nosso território, nem o fornecimento destes medicamentos ao mercado. Este facto faz naturalmente parte dos compromissos solicitados”.