Numa carta aberta, o CEO da Sanofi, Paul Hudson, apresentou vários projetos importantes que a empresa irá implementar para aumentar o impacto da sua estratégia de Responsabilidade Social Corporativa (RSC). Integrado na estratégia de longo prazo da Sanofi, o compromisso da empresa baseia-se em quatro pilares essenciais, nos quais a Sanofi está posicionada de forma única para fazer a diferença: acesso a medicamentos, apoio a comunidades vulneráveis, preservação do meio ambiente e inclusão e diversidade dos seus colaboradores.
“A pandemia forçou-nos a questionar quase todos os aspetos das nossas vidas: como vivemos e trabalhamos e como nos conectamos com as nossas comunidades e o planeta. No entanto, por mais desafiante que 2020 tenha sido, aproximou-nos muito mais – à Sanofi e à indústria farmacêutica – do nosso propósito do que em qualquer outro momento que tenhamos memória ”, afirma Hudson. “Este contexto único levou-nos a elevar a nossa ambição para a estratégia de Responsabilidade Social Corporativa e a incorporá-la ainda mais na nossa missão de transformar vidas e na nossa visão de um futuro melhor.”
Sanofi Global Health, pilar de acesso a medicamentos essenciais
A pedra angular da estratégia de RSC da Sanofi, a Sanofi Global Health é uma unidade sem fins lucrativos recém-formada dentro da empresa. Aproveitando o amplo e diversificado portefólio de medicamentos e a sua presença global, a Sanofi Global Health vai focar-se em facilitar o acesso a medicamentos considerados essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para doentes em 40 países de baixo rendimento. Trinta dos medicamentos da Sanofi serão fornecidos numa ampla gama de áreas terapêuticas, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, tuberculose, malária e cancro. A Sanofi Global Health também financiará a formação de profissionais de saúde ou o estabelecimento e desenvolvimento de sistemas de atendimento sustentáveis para quem sofre de doenças crónicas e necessite de cuidados complexos.
A Sanofi Global Health é a primeira iniciativa global a proporcionar acesso a um portefólio tão amplo de medicamentos, em tantos países e em várias áreas terapêuticas, ao mesmo tempo que financia programas de apoio locais.
Adicionalmente, a Sanofi está empenhada em ajudar 1.000 doentes que vivem com doenças raras e que não têm acesso a tratamentos e doará 100.000 embalagens de medicamentos anualmente para tratamento. Esta ação dá continuidade ao compromisso de 30 anos da Sanofi com os doentes com doenças raras, como as doenças de Fabry, Gaucher ou Pompe, para as quais o acesso ao tratamento por vezes é limitado.
Alavancar os esforços de Investigação & Desenvolvimento para dar resposta a lacunas de tratamentos essenciais
A Sanofi continua a apoiar comunidades vulneráveis e a manter o compromisso de desenvolver medicamentos inovadores para o cancro pediátrico, tendo por fim evitar a morte por cancro em crianças. Em países de baixo rendimento, uma criança tem quatro vezes mais probabilidade de morrer de cancro pediátrico do que crianças que vivem em países de elevado rendimento.
A Sanofi também continua a esforçar-se para combater a poliomielite e a doença do sono, dois dos seus programas históricos que abordam questões globais de saúde. Em dezembro de 2020, a Sanofi anunciou que havia renovado a sua parceria de cinco anos com a OMS para combater doenças tropicais negligenciadas que afetam aproximadamente mil milhões de pessoas. Nesse contexto, a Sanofi, a única companhia farmacêutica que continua a desenvolver e a disponibilizar tratamentos para a tripanossomíase africana ou doença do sono, assumiu o compromisso com a OMS de ajudar a eliminar esta doença tropical negligenciada até 2030. Durante 40 anos, a Sanofi forneceu mil milhões de doses de vacinas contra o pólio, incluindo centenas de milhões de doses doadas para apoiar o esforço global de erradicação da pólio.
Zero embalagens de plástico para vacinas e eco design de produtos
Ao longo dos últimos tempos, a Sanofi tem implementando um programa global de proteção ambiental, o Planet Mobilization. Hoje, a empresa amplia o seu âmbito de atuação para melhorar ainda mais a pegada ambiental dos seus produtos e atividades.
Para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 55% até 2030 e contribuir para uma melhor conservação de recursos, a Sanofi planeia remover todas as embalagens de plástico preformadas (blisters) das suas vacinas até 2027. A empresa também tem um compromisso ao nível do eco design de todos os seus novos produtos até 2025. Em termos de gestão de energia, todas as unidades da Sanofi utilizarão 100% de eletricidade renovável e a empresa estabeleceu uma meta de uma frota automóvel neutra em carbono, ambos até 2030.
Elevar uma equipa mais diversificada e inclusiva
Como empresa global, a Sanofi tem o compromisso de garantir que os seus líderes refletem as comunidades e os doentes que servem. A empresa está empenhada em construir uma organização onde todos os colaboradores têm oportunidades equitativas de assumir cargos de liderança dentro da empresa. A Sanofi continuará a construir uma equipa que espelhe as comunidades onde vivem os seus colaboradores e os doentes que serve. Este elemento da estratégia de impacto social será integrado no desenvolvimento de carreira dos líderes da Sanofi em todo o mundo, garantindo uma mentalidade que incentiva a diversidade e a inclusão em toda a empresa.
“Durante esta pandemia, autoridades públicas, cientistas e indústria trabalharam juntos para descobrir e produzir vacinas a um ritmo que desafia todos os precedentes históricos. Agora temos que aplicar esse mesmo senso de urgência a outras ameaças prementes, como as alterações climáticas e as questões que a pandemia colocou em foco, incluindo o aumento das desigualdades raciais e de saúde. Vamos sempre lembrar-nos de que as crises não se sucedem uma após a outra, elas acumulam-se. Na Sanofi, sabemos que podemos fazer mais”, afirma Hudson