26-Mar-2014
Segundo pessoas próximas ao assunto, a Sanofi juntou-se à lista de interessados em adquirir a unidade consumer health da Merck Sharp & Dohme, revelou a agência “Bloomberg”.
As propostas finais, que poderão situar-se entre os 10 e os 12 mil milhões de dólares, poderão ser apresentadas durante a próxima semana, apontaram as mesmas fontes que não quiseram ser identificadas, adiantando que o grupo Reckitt Benckiser é um dos principais interessados.
Muitas companhias têm alienado negócios que consideram ser demasiado pequenos ou de crescimento lento para se focar no desenvolvimento de novos fármacos ou criar divisões líderes de mercado. As vendas da unidade consumer health da MSD caíram 3% no ano passado, para os 1,9 mil milhões de dólares, registando um total de vendas de 44 mil milhões de dólares.
«Os ativos OTC são altamente desejáveis, uma vez que não são necessárias infraestruturas adicionais», comentou Michael Leuchten, analista do Barclays, numa nota aos investidores. A unidade da MSD poderá ser, numa perspetiva geográfica, uma boa opção para a Sanofi, dado que 70% das suas receitas vêm dos EUA.
Em janeiro, outras fontes divulgaram que a Novartis propôs a troca desta pela sua unidade de saúde animal. Já as referidas fontes adiantaram que a Bayer também manifestou interesse neste negócio. No entanto, nenhuma das empresas mencionadas quis fazer comentários a este propósito.