Sanofi: Lucro líquido trimestral sobe 73,4%
04 de agosto de 2014
A Sanofi anunciou que o lucro líquido do segundo trimestre aumentou 73,4% face ao período homólogo de 2013, para os 777 milhões de euros, impulsionado por fortes vendas da unidade da Genzyme e tratamentos para a diabetes.
As receitas globais neste trimestre cresceram menos de 1%, para 8.1 mil milhões de euros, indo de encontro às previsões dos analistas, tendo como efeitos negativos do câmbio um corte de 5,5 pontos percentuais nas vendas, citou o “Firstword”.
O CEO Christopher Viehbacher declarou que «o desempenho sólido no segundo trimestre reflete a execução da nossa estratégia de crescimento e permite-nos ajustar ligeiramente acima a orientação financeira de 2014». A companhia adiantou que «apesar do crescente aumento da concorrência nos EUA ao nível do pagador» espera um lucro por ação entre 6 e 8% para este ano, acima da anterior estimativa que variava entre os 4 e os 7%.
As vendas da empresa nos mercados emergentes subiram 16,5%, para 2.9 mil milhões de euros, alavancadas pelo crescimento registado na China e américa Latina. Nos EUA aumentaram 9,4%, para 2.6 mil milhões de euros, e na Europa Ocidental caíram 2,8%, para 1.9 mil milhões de euros.
O CEO assinalou que as sete plataformas de crescimento da companhia, que incluem os franchises de diabetes e vacinas, bem como a Genzyme e os mercados emergentes, representaram mais de 75% das vendas. A Sanofi indicou que estas áreas core obtiveram receitas combinadas de 6.2 mil milhões de euros e um crescimento de 14,5% ao ano.
Viehbacher comentou que tendo em conta «a força sólida da nossa pipeline de fase final, estamos a preparar-nos ativamente para uma vaga de lançamentos de novos produtos que irão redefinir a Sanofi como líder biofarmacêutica».