Sanofi: Olivier Brandicourt é o novo CEO da empresa farmacêutica 650

Sanofi: Olivier Brandicourt é o novo CEO da empresa farmacêutica

23 de Fevereiro de 2015

A Sanofi anunciou que o seu conselho de administração nomeou, de forma unânime, Olivier Brandicourt para ser o novo CEO da empresa. Brandicourt, que desempenhava funções enquanto chairman e CEO na unidade Healthcare da Bayer, desde novembro de 2013, vai assumir o novo cargo no dia 2 de abril.

O chairman Serge Weinberg, que revelou estar «muito satisfeito» com a indicação de Brandicourt, comentou que a «Sanofi realizou um rigoroso processo de seleção para identificar a pessoa certa para liderar a empresa, que enfrenta um momento importante».

De acordo com o “FirstWord”, Brandicourt vai substituir Christopher Viehbacher, que foi deposto em outubro do ano passado, devido a desentendimentos com o conselho de administração. Comentando as notícias, o analista do Natixis, Philippe Lanone, realçou que «a nomeação do novo CEO vai levantar algumas das incertezas que se têm refletido nas ações, ao longo dos últimos meses».

A nomeação de Brandicourt acontece num momento em que a Sanofi enfrenta uma forte pressão sobre os preços, no mercado da diabetes nos EUA.

A Sanofi revelou, em novembro do ano passado, que pretende lançar até 18 novos produtos até 2020, incluindo seis novos medicamentos já este ano, o que, segundo a empresa, poderá levar a acumulação de mais de 30 mil milhões de euros em receita combinada, nos primeiros cinco anos dos produtos no mercado.

Entre as terapêuticas que a Sanofi espera lançar este ano estão incluídas o Lantus (insulina glargina) e o Toujeo, que está atualmente a ser avaliado pela Food and Drug Administration.