Santa Maria esclarece que novo bloco da maternidade reabrirá gradualmente 220

A unidade local de saúde (ULS) de Santa Maria, em Lisboa, esclareceu hoje que o segundo bloco cirúrgico da nova maternidade entrará em funcionamento ao longo do mês de setembro, reabrindo “todas as valências de forma gradual”.

O segundo bloco cirúrgico da nova maternidade da ULS de Santa Maria estava previsto reabrir nesta segunda-feira, 15 dias após o primeiro ter entrado em funcionamento.

Este segundo bloco cirúrgico não reabriu totalmente na segunda-feira, tendo fonte da instituição explicado à agência Lusa que o que está planeado é uma “reabertura gradual ao longo do mês”, com “abertura para o exterior para grávidas da área de Santa Maria, mediante disponibilidade de vagas”.

Apontando para a reabertura do segundo bloco de partos para meados de setembro, a ULS de Santa Maria relembrou que, para boa gestão da rede, é “essencial ligar antes para a linha SOS Grávida”.

Na segunda-feira, o segundo bloco cirúrgico da nova maternidade começou a reabrir faseadamente, depois da abertura do primeiro bloco cirúrgico da Maternidade Luís Mendes da Graça ter ocorrido a 19 de agosto.

Com os novos blocos cirúrgicos em funcionamento, a ULS Santa Maria volta a assegurar as cesarianas e induções de trabalho de parto que durante as obras da nova maternidade iniciadas há cerca de um ano tiveram de ser realizados em outras instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) da região de Lisboa.

Em 05 de agosto começou a funcionar na nova maternidade a Urgência de Ginecologia que está a dar resposta a grávidas até 22 semanas de gestação, um atendimento que nunca deixou de ser feito na instituição durante o ano em que decorreram as obras.