Saúde das gengivas: Dentistas distribuem kit de higiene oral 202

A periodontite (doença das gengivas) é a sexta doença mais comum no mundo, afeta metade dos adultos, segundo a OMS, e pode agravar doenças com a Diabetes, Alzheimer, Obesidade, Artrite Reumatóide, doenças cardiovasculares ou provocar partos prematuros e baixo peso ao nascimento. Como forma de alertar para este cenário, meia centena de dentistas da área da periodontologia e voluntários estiveram nas ruas de Lisboa, Porto e Coimbra a assinalar o Dia da Saúde Periodontal.

“Os portugueses estão hoje mais informados sobre os problemas associados à doença das gengivas, mas é preciso fazer mais. É por isso que quero deixar um apelo a toda a comunidade científica, desde os médicos dentistas periodontologistas aos generalistas, passando pelos médicos de família, no sentido de unirmos esforços num trabalho de equipa para tratar e controlar este flagelo que afeta a saúde geral das pessoas, explica Cristina Trigo Cabral, presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI).

Além das gengivas a sangrar e inchadas, os sinais de periodontite podem incluir dentes a abanar, mau hálito e perda de dentes. Para explicar estes e outros detalhes associados à saúde gengival, a SPPI preparou uma ação de sensibilização e esclarecimento à população onde foram distribuídos mais de 3.000 kits de higiene oral (ver imagem em anexo). O kit inclui uma escova e pasta dentífrica Parodontax.

De acordo com um estudo da marca Parodontax, 53% dos portugueses sofre de problemas nas gengivas e nos quais 75% sofrem também de sensibilidade dentária1. A fim de responder a estas necessidades, a marca Parodontax lançou em 2023 o dentífrico Parodontax Gengivas + Hálito & Sensibilidade que está cientificamente comprovado que combate não só os problemas de gengivas como também a sensibilidade dentária e o mau hálito.

Além disso, este dentífrico Parodontax Gengivas + Hálito & Sensibilidade foi eleito produto do ano de 2024 na categoria Dentífricos, num estudo com mais de 12.000 consumidores realizado pela Netquest, CINT e Netsonda.