Saúde garante que reduziu prazo de pagamento para 77 dias 31 de Outubro de 2015 Uma nota divulgada ontem pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) indica uma progressiva redução dos prazos médios de pagamento. Os hospitais E.P.E demoram sete vezes mais a pagar do que os outros.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) estava a demorar, em média, 77 dias a pagar aos fornecedores no segundo trimestre deste ano, segundo dados oficiais.
A nota divulgada pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e citada pelo “Jornal de Negócios” indica que o prazo médio se foi progressivamente reduzindo, de 127 dias no último trimestre do ano passado, para 122 dias no primeiro deste ano, 108 no segundo e 77 no terceiro trimestre.
Persistem, no entanto, fortes diferenças entre os hospitais E.P.E e as entidades do setor público administrativo. Os primeiros demoram 204 dias a pagar, sete vezes mais do que os segundos.
De acordo com o comunicado, o prazo médio de pagamento é calculado de acordo com o que está estabelecido numa resolução de conselho de ministros de 2008, assinada por José Sócrates, que aprova o programa “Pagar a Tempo e Horas”.
|