Sede da Associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG) inaugurada em Queluz 783

A Associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos (MOG) já inaugurou a sua sede em Queluz, no passado dia 8 de maio, a propósito da celebração do Dia Mundial do Cancro do Ovário. Com este novo espaço, a associação pretende aumentar a sua capacidade de apoio às associadas e dar continuidade à sua missão de apoiar mais mulheres que tenham cancro do ovário ou outros cancros ginecológicos. O novo espaço situa-se no Largo Manuel da Costa nº8, em frente ao Palácio de Queluz.

“É com enorme prazer que abrimos as portas da nossa sede num dia tão simbólico para todas as associadas e para as nossas famílias e amigos. Finalmente, temos um espaço físico que nos vai permitir dar um apoio mais direto a todas aquelas que lutam contra os vários tipos de cancros ginecológicos. Juntas somos mais fortes, este tem sido o lema que faz a associação andar para frente e já assinalar dois anos de existência”, afirma Cláudia Fraga – Presidente da MOG e sobrevivente de cancro do ovário.

A inauguração contou com cerca de 60 pessoas e ficou marcada por um convívio de confraternização entre associadas, familiares, amigos e cuidadores, onde foram apresentadas as instalações da sede da associação e se falou sobre o percurso da MOG e acompanhamento que tem prestado a dezenas de doentes desde a sua fundação.

Também estiveram presentes alguns profissionais de saúde ligados a esta área, entre os quais Henrique Nabais – Diretor da Unidade de Ginecologia da Fundação Champalimaud, Maria de Lurdes Batarda – Médica Oncologista da Fundação Champalimaud, Mónica Nave – Médica Oncologista especialista em tumores ginecológicos, Isabel Rocha – especialista em ginecologia da Sociedade Portuguesa de Ginecologia, entre outros especialistas.

A escritora Alice Vieira, Ana Maria Abecasis fundadora da Acreditar (Associação e Pais e Amigos de Crianças com Cancro) , o fotógrafo António Homem Cardoso, entre outras personalidades também se juntaram a esta causa e estiveram presentes na inauguração de sede da associação.

Desde a sua data de fundação em dezembro de 2019, a MOG tem vindo a desempenhar um papel muito importante na luta pelos direitos das doentes com cancros ginecológicos, principalmente no acesso e equidade dos tratamentos para doentes com cancro do ovário que em Portugal ainda têm uma resposta insuficiente.

Para mais informações sobre a Associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos consulte a página: https://mogportugal.pt/ e siga as redes sociais: https://www.facebook.com/mogassociacao/.