Seminário de Oncologia Pediátrica: Apresentação de guia sobre ensaios clínicos para pais 136

A Fundação Rui Osório de Castro (FROC) organiza, a 15 de fevereiro, a 11.ª edição do Seminário de Oncologia Pediátrica, que regressa este ano ao auditório do IPO Porto, no âmbito do Dia Internacional da Criança com Cancro. Em destaque estarão temas relacionados com a sobrevivência e a importância dos ensaios clínicos.

O evento, que é gratuito, destina-se a familiares e cuidadores de crianças com cancro e profissionais de saúde, existindo uma preocupação em realizá-lo, todos os anos, numa das três cidades onde se situam os Centros de Referência. Em comunicado, Mariana Mena, diretora-geral da FROC, explica que “desta forma, esperamos poder chegar a mais famílias, dando-lhes a oportunidade de participarem nesta iniciativa, que tem como objetivo aumentar o seu conhecimento sobre a doença das suas crianças e dotá-las de mais informações úteis para o dia-a-dia.”

Com este objetivo em mente, será apresentada, durante o evento, uma nova publicação da Fundação, intitulada ‘Guia para pais sobre Ensaios Clínicos’.

No decorrer do seminário, será ainda entregue o Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP, no valor de 15.000€, uma iniciativa que já conta com nove edições e apoia anualmente projetos que promovem a melhoria dos cuidados prestados a crianças com doença oncológica.

Anualmente, em Portugal existem cerca de 400 famílias a passar por um diagnóstico de cancro em idade pediátrica. Cerca de 80% das crianças sobrevive. Porém, além de ainda ser a primeira causa de morte não acidental entre crianças e jovens, cerca de dois terços dos sobreviventes desenvolvem sequelas que os acompanham para a vida.

Conheça o programa aqui.