Sérgio Gomes candidata-se a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros 25 de Junho de 2015 O enfermeiro Sérgio Gomes apresenta hoje a sua candidatura a Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE), num evento que decorre na Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, pólo Calouste Gulbenkian.
A lista dos candidatos integra, além de Sérgio Gomes, Amílcar Carvalho (presidente da Mesa da Assembleia Geral), Adriana Henriques (presidente Conselho Jurisdicional), Paula Sapeta (presidente Conselho de Enfermagem) e Norberto Messias (presidente do Conselho Fiscal). Manuel Lopes é o Mandatário Nacional.
De acordo com informações divulgadas em comunicado, a campanha “Mais Enfermagem” liderada por Sérgio Gomes assenta em seis eixos estratégicos: a centralidade dos cuidados a prestar aos cidadãos, a normalização de relações da OE com as outras Ordens Profissionais, a melhoria das condições de trabalho, qualidade e segurança, a valorização da enfermagem, a implementação de um roteiro de desenvolvimento profissional e a proximidade com os membros.
Sérgio Gomes concluiu em 1980 o Curso de Enfermagem Geral da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian, e é licenciado em Administração de Serviços de Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Maria Fernanda Resende e Mestre em Ciências de Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa.
Iniciou a sua atividade profissional no Serviço de Urgência do Hospital de S. José, tendo transitado em 1982 para o Hospital Curry Cabral, serviços de Ortopedia, Infeciologia e Medicina 2. Nesta unidade, foi coordenador pedagógico da formação de enfermagem, enfermeiro chefe da Unidade Dr. Alfredo Franco, enfermeiro coordenador da área de Medicina e Infeciologia e enfermeiro diretor.
Em 2003, iniciou a sua colaboração com a Direção-Geral da Saúde, na Coordenação Nacional da Linha de Saúde Pública, assumindo a chefia da mesma no ano seguinte. Em 2007, tornou-se chefe de equipa da Unidade de Apoio ao Centro de Atendimento do Serviço Nacional de Saúde. Foi vogal e secretário do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, entre 2004 e 2007. Atualmente é chief nursing officer do Ministro da Saúde.
|